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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

leitura de mundo que resulta na leitura da palavra (Freire,

2005).

Assim, esta carta, tem a intenção de refletir quanto

à importância do Círculo de Cultura em articulação com a

Educação Popular, cuja raiz é o pensamento de Paulo Freire.

Nesse sentido, cabe aqui abordar, ainda que brevemente, a

compreensão sobre Círculo de Cultura, que está atravessado

pela Educação Popular, nasce na América Latina e no Brasil,

tendo Freire, nas décadas de 50/60 como o principal promo-

tor dessa práxis. Como assevera Carlos Rodrigues Brandão

(2010).

A itinerância dos Círculos de Cultura caracteriza-se em

muitos países por experiências de práticas que aconteciam

na coletividade e por grupos, constituído por trabalhadores/

as reunidos sob a coordenação de mulheres e homens.

Em vista disso, a Educação Popular, compreende o su-

jeito como ponto de partida na construção de conhecimen-

to através da tomada de consciência crítica que reverbera

em uma nova ação com o mundo. Portanto, constitui-se em

uma educação humanizadora, que leva em conta o contexto

social e histórico em que o sujeito está imerso. Em acordo

com essa reflexão, encontramos em Paulo Freire o entendi-

mento de que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a

si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo

mundo” (FREIRE, 2005, p.78). Significa que o sujeito é capaz

de aprender e educar-se mediatizado através da própria lei-

tura que faz de seu mundo.

A referida citação, numa perspectiva dialética, possi-

bilita compreender que tanto a Educação Popular, quanto

a Educação clandestina vivenciadas nos Círculos de Cultura

constituídos pelo referido autor estão atravessadas, uma vez

que para ambas o sujeito constitui-se como parte da mu-

dança e da transformação da realidade vivida no contexto

em que está inserido. Por fim, vale salientar, que a presente

explanação sobre a Educação Popular e a Educação clan-

destina exercida nos Círculo de Cultura, constitui-se como

uma síntese da Educação libertadora que propõe tanto a