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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Organiza-se o texto nos seguintes subtemas

: Uma educa-

ção não neutra, dinâmica e contraditória

, apresenta-se uma

compreensão sobre a relação educativa na qual o educador

assume uma postura política não neutra, tornando-a em

prol da constituição da concepção crítica dos seres huma-

nos diante da realidade vivida e na

Palavra-ação-reflexão,

reflete-se sobre uma prática educativa democrática e crítica

a qual mantém correlacionadas a leitura do mundo e a lei-

tura da palavra, como leitura da realidade, na qual os seres

humanos atuarão sobre essa, de forma a propor transforma-

ções no meio social. Após, seguem as

considerações finais.

UMA EDUCAÇÃO NÃO NEUTRA, DINÂMICA E

CONTRADITÓRIA

A proposta freiriana, a partir dos pressupostos enun-

ciados, compreende que o ser humano, em dado momento,

passa a compreender e tomar consciência de seu papel no

mundo, por meio de uma teoria que o torna capaz de in-

terpretar esse momento histórico. Tal situação leva esse ser

a um segundo momento, no qual o sujeito passa a dizer a

sua palavra e, consequentemente, a agir para transformar a

realidade em que está inserido.

Aqui se constrói uma relação entre o pensar-dizer a

sua palavra e o agir, dado que a consciência se plenifica na

palavra e na ação. Na obra

Cartas a Guiné-Bissau: registros

de uma experiência em processo

, Freire (1978) reflete sobre a

experiência em Bissau, com a alfabetização de trabalhadores

adultos

6

, relações educativas essas consideradas como ato

político. O processo caracterizava-se como aprendizado crí-

tico de leitura e escrita, e não como memorização alienante

de palavras e/ou frases.

Para o mesmo autor, o importante não é o aprendiza-

do da leitura e da escrita como exercício dessas atividades

dissociado da compreensão crítica do contexto social, mas

6

Na obra

Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo

,

Freire (1978), entre os anos de 1975 e 1976, insere-se no contexto de alfa-

betização de adultos em Bissau, na África.