Table of Contents Table of Contents
Previous Page  633 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 633 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

633

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

principais dificuldades de ordem de gestão enfrentadas pe-

las agroindústrias, seguido pelo controle empírico de gestão

(19) e a falta de organização de documentos (15).

Apesar dos esforços do poder público, não é especifi-

cado pelo Decreto 49.948 como o mesmo pretende estabe-

lecer a implantação de bases de serviços de apoio no auxílio

à gestão da agroindústria e como será constituído e ocorre-

rá a prestação dos serviços técnicos multidisciplinares. Tam-

bém não é especificado como ocorrerá o acompanhamento

das EMATERs municipais à inclusão das agroindústrias, ao

auxílio à gestão financeira e contábil, à publicidade, à comu-

nicação, à distribuição e à comercialização. Por essa incerte-

za, desconhecimento e insegurança sobre o auxílio externo

que iriam receber, os agricultores familiares acabam man-

tendo as práticas de gestão sob características empíricas nas

quais se estabeleceram.

A esse contexto e pela unidade de processamento ar-

tesanal de alimentos estar baseada no trabalho dos indiví-

duos pertencentes a um mesmo núcleo familiar, tem fomen-

tado novas reflexões de nossa parte para que se possa me-

diar novas práticas imbricadas em processos emancipatórios

a partir dos pressupostos e dos princípios da economia justa

e solidária. Isso pois, como Freire (2000, p. 66) nos diz:

Urge que assumamos o dever de lutar pelos prin-

cípios éticos mais fundamentais como o respeito à

vida dos seres humanos, à vida dos outros animais,

à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas.

Não creio na amorosidade entre homens e mulhe-

res, entre os seres humanos, se não nos tornarmos

capazes de amar o mundo. A ecologia ganha uma

importância fundamental neste fim de século. Ela

tem de estar presente em qualquer prática edu-

cativa de caráter radical, crítico ou libertador [...]

Desrespeitando os fracos, enganando os incautos,

ofendendo a vida, explorando os outros, discrimi-

nando o índio, o negro, a mulher, não estarei aju-

dando meus filhos a serem sérios, justos e amoro-

sos da vida e dos outros.