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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tais processos. Hegemonia é liderança tanto quan-

to dominação nos domínios econômico, político,

cultural e ideológico de uma sociedade. Hegemo-

nia é o poder sobre a sociedade como um todo de

uma das classes economicamente definidas como

fundamentais em aliança com outras forças sociais,

mas nunca atingido senão parcial e temporaria-

mente, como um “equilíbrio instável”. Hegemonia

é construção de alianças e a integração muito mais

do que simplesmente a dominação de classes su-

balternas, mediante concessões ou meios ideológi-

cos para ganhar seu consentimento. Hegemonia é

um foco de constante luta sobre pontos de maior

instabilidade entre classes e blocos para construir,

manter ou romper alianças e relações de domina-

ção/subordinação, que assume formas econômicas,

políticas e ideológicas. A luta hegemônica, localiza-

-se em uma frente ampla, que inclui as instituições

da sociedade civil (educação, sindicatos, família),

com possível desigualdade entre diferentes níveis e

domínios. (FAIRCLOUGH, 2011, p. 122).

A Análise Crítica de Discurso em Fairclough, se colocou

ao lado político em que que essa pesquisa se estabeleceu, ou

seja, que tem uma opção pela transformação, em tempo que

se atenta para a construção da emancipação e humanização

das juventudes na cidade, essa metodologia, com sua critici-

dade, pode auxiliar nessa empreitada, tendo em vista que a

educação popular foi (no período da ditadura militar), é (na

atualidade dos assaltos que o capitalismo faz na educação) e

será (como proposta esperançosa no porvir) uma concepção

de resistência, de luta e que tem caracterizações de movimen-

to social e popular. Por isso, a ACD pode ao mesmo tempo

em que potencializou a análise das informações que tivemos

a partir das entrevistas, auxiliou na intepretação e construção

da pesquisa, ajudou nos desdobramentos que competem o

entendimento sobre a educação popular, possibilitando fo-

mentar mais ainda as capacidades críticas de transformação

da realidade que a mesma propõe. Para além destes aportes

metodológicos que encorparam a investigação, os “Indicado-

res Emancipatórios” foram importantíssimos para a organi-

zação e sistematização das categorias principais que foram