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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sim, só pra quem já é mais ...já tá pesquisando, ou
é super interessado nesses assuntos das exatas e já
se familiariza, e aí tá, óbvio, chega ali na aula dele
e vai entender, vai acompanhar, mas uma pessoa
que não tá instigado a isso, não vai entender o que
ele está falando e vai se sentir ainda ... como é que
é inútil? Não é inútil, vai se sentir menospre... não
é menosprezado que a gente fala, deixa eu pensar
... (...) É, vai ser menos né? Porque vai achar que eu
sou burra, eu não posso entender isso que ele tá
falando ... (Carol)
Assim entendo como é necessário se aprofundar os
debates e a discussões no Paidéia sobre a validade da edu-
cação popular ainda hoje, e o que ela representa, na tentati-
va de potencializar as experiências positivas, e as negativas,
que expressam o Ser Menos como nos fala tão bem a Carol,
refutar e transformá-las. Para além disso, destaco a sensibili-
dade desta ex-educanda, que já percebia de forma aguçada
o desconforto que ela e os demais estavam submetidos, em
um espaço de educação popular. Reforço que, um espaço
que seja favorável ao Ser Mais, se constitui destes principais
elementos que foram trazidos e sublinhados aqui, mas é vá-
lido principalmente constatar o Ser Menos, que é a negação
de uma perspectiva de educação histórica, crítica e latino-
-americana. Em outras palavras, negamos o que não quere-
mos de forma consciente, em busca daquilo que queremos
que condiz com a nossa vocação humanizadora.
METODOLOGIAS E ANÁLISE
Um dos fatores principais desta pesquisa foi que a in-
vestigação por ser constituída através dos educandos e edu-
candas da educação popular, sendo esses sujeitos hetero-
gêneos (de diferentes classes, gêneros, culturas e etc.), nos
foi importantíssimo que essas entrevistas, sendo também
diálogo e compartilhamento, tivesse um roteiro que viabi-
lizasse o espaço de outras “respostas” e “perguntas” que
apareceram mediante a interlocução, mas que não percam
a direção para que foram préestabelecida. Ela contém em