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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sim, só pra quem já é mais ...já tá pesquisando, ou

é super interessado nesses assuntos das exatas e já

se familiariza, e aí tá, óbvio, chega ali na aula dele

e vai entender, vai acompanhar, mas uma pessoa

que não tá instigado a isso, não vai entender o que

ele está falando e vai se sentir ainda ... como é que

é inútil? Não é inútil, vai se sentir menospre... não

é menosprezado que a gente fala, deixa eu pensar

... (...) É, vai ser menos né? Porque vai achar que eu

sou burra, eu não posso entender isso que ele tá

falando ... (Carol)

Assim entendo como é necessário se aprofundar os

debates e a discussões no Paidéia sobre a validade da edu-

cação popular ainda hoje, e o que ela representa, na tentati-

va de potencializar as experiências positivas, e as negativas,

que expressam o Ser Menos como nos fala tão bem a Carol,

refutar e transformá-las. Para além disso, destaco a sensibili-

dade desta ex-educanda, que já percebia de forma aguçada

o desconforto que ela e os demais estavam submetidos, em

um espaço de educação popular. Reforço que, um espaço

que seja favorável ao Ser Mais, se constitui destes principais

elementos que foram trazidos e sublinhados aqui, mas é vá-

lido principalmente constatar o Ser Menos, que é a negação

de uma perspectiva de educação histórica, crítica e latino-

-americana. Em outras palavras, negamos o que não quere-

mos de forma consciente, em busca daquilo que queremos

que condiz com a nossa vocação humanizadora.

METODOLOGIAS E ANÁLISE

Um dos fatores principais desta pesquisa foi que a in-

vestigação por ser constituída através dos educandos e edu-

candas da educação popular, sendo esses sujeitos hetero-

gêneos (de diferentes classes, gêneros, culturas e etc.), nos

foi importantíssimo que essas entrevistas, sendo também

diálogo e compartilhamento, tivesse um roteiro que viabi-

lizasse o espaço de outras “respostas” e “perguntas” que

apareceram mediante a interlocução, mas que não percam

a direção para que foram préestabelecida. Ela contém em