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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Posteriormente, serão analisadas como a participa-

ção das lideranças do movimento negro contribuiu para a

criação da SEPPIR e da SECAD e como esses sujeitos inseri-

ram-se nos diversos espaços de elaboração política, como

os conselhos, contribuindo para que o Estado assumisse as

ações afirmativas. Para isso, serão analisadas as alterações

que resultaram na adoção de ações afirmativas na Educação

Básica, expressas na LDB, nas Diretrizes Curriculares e nas

Resoluções expedidas pelo Câmara de Educação Básica do

Conselho Nacional de Educação.

Para analisar os sujeitos do movimento negro, objeto

de estudo desta pesquisa, será utilizado o método de aná-

lise de Paul Thompson, que atenta para o fato de que tratar

a fonte oral como, simplesmente, um documento a mais,

é ignorar-lhe o potencial imanente, como relato subjetivo

do entrevistado. O tema pesquisado, portanto, insere-se

na história recente e tem como objeto de análise grupos

sociais excluídos do padrão nacional e sua luta por direitos.

Para tanto, serão realizadas entrevistas com lideranças do

movimento negro das entidades já referidas, gestores que

ocuparam espaços de decisão na SEPPIR e no SECAD, bem

como pessoas beneficiadas pelas ações afirmativas na edu-

cação básica e no Ensino Superior.

REFERÊNCIAS

ARISTÓTELES.

A Política

. São Paulo: M. Fontes, 1998.

BRASIL.

Constituição (1824)

. Constituição do Império do

Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 1824. Disponível em:

<http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/cons tituicao/constitui- cao24.htm>

.

BRASIL

. Constituição (1988)

. Constituição da República Fe-

derativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BRASIL.

Leis, decreto, etc.

: Código Criminal de Império do

Brasil, 2. ed. Rio de Janeiro: H. Lemmert, 1876.