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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

A partir do que a autora nos traz é possível compreen-

der com mais clareza a “estruturação” escolar, de que forma

ela é ofertada, para quem e por quem. É cada vez menor o

número de jovens que permanecem no campo. Desta forma

a agricultura familiar vem sendo esmagada pela agroindús-

tria e junto com este movimento a cultura de um povo é de-

cepada em prol de interesses financeiros. Estes fatores não

ocorrem de forma isolada. As escolas do campo estão mais

enfraquecidas e o modelo evidenciado aos alunos não é de

uma vida no campo bem sucedida.

RESULTADOS ESPERADOS

No decorrer dos encontros, que serão realizados

usando uma dinâmica construída a partir da compreensão

Freiriana, espera-se que os sujeitos da pesquisa, que ao

mesmo tempo são alunos, moradores e trabalhadores do

campo construam concepções claras a respeito da Escola

do Campo e quais as expectativas do grupo com relação

a escola para que assim possam exercer o papel cidadão

reivindicando e participando de uma construção coletiva

que venha contribuir para transformações em prol do de-

senvolvimento da comunidade escolar com a inclusão de

uma proposta de Educação do Campo pensada do Campo

para o Campo.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação.

Lei nº 9.394

, de 20 de de-

zembro de 1966, Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional, Brasília, Diário Oficial da União,

20-12-1966.

CALDART, R. S.

Educação do Campo:

Sobre Educação do

Campo

.

Incra/MDA: Brasília, 2008, p. 67-86.

______. Educação do Campo: Notas para uma análise de per-

curso.

Educ. Saúde

. Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64,

mar./jun. 2009.