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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

co dentro das escolas existem regras e as mesmas são in-

dispensáveis para o convívio social. Mas não é dando-as ao

aluno por escrito uma série de normas a serem cumpridas

que irá resolver o caso. Um exemplo é a Constituição Fede-

ral que é imensamente maior do que a norte-americana e

muito mais exata, porém, o nosso cumprimento da lei é bem

mais baixo. Então é preciso que se ache

utilidade

na regra,

conforme Paulo Freire em sua pedagogia sempre mencio-

nara, principalmente no processo de ensino aprendizagem,

pois, itens desacreditados são um convite a infração. Outro

exemplo são lições com muitos detalhes de “faça” e “não

faça” leva o aluno a perder o foco, o mesmo acontece para

textos muito extensos sem uma preparação antes do aluno,

é um convite a não leitura.

Para isso é preciso, como diz Aristóteles, ter o

“equi-

líbrio”

das situações em que se vivencia nas instituições no

dia a dia, na resolução de casos que se enfrenta. O educa-

dor que ali se encontra, seja ele de qualquer área de ensi-

no, deve ser um

multiplicador dos direitos humanos

, ou seja,

deve ter o equilíbrio para tal ocorrência que ali atende. O

mesmo deve observar dois princípios: ter em mente a emo-

ção e a razão. A emoção ou sentimento em que aconteceu o

fato e a razão pelo qual aconteceu. Sendo assim, a resolução

do caso fica muito mais pacífica.

Direitos humanos é um conceito polissêmico, con-

troverso e estruturante. Polissêmico porque por mais que

tenha gerado acordos e consensos, isso não lhe dá senti-

do único. É controverso, pois abre espaços de discussão e

debate em geral polêmicos. Estruturante, pois diz respeito a

questões de fundo que tocam vida de todos e de cada um.

Nossa sociedade tenta distorcer de fato o sentido dos direi-

tos onde se faz entender que os serviços e bens de consumo

são valores sociais.

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Para que os direitos humanos possam estar alinha-

dos com os processos de ensino aprendizagem e incuti-