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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ser livre, ter acesso a liberdade é uma condição huma-

na. Quando as pessoas perdem a liberdade por causa de um

sistema opressor e pelas desigualdades sociais elas acabam

sendo privadas de seus direitos básicos de existência. Ao

pensarmos na educação das crianças e nas infâncias de di-

ferentes classes sociais faz com que haja uma reflexão sobre

o cuidado, a atenção e as formas de atendimento que vem

sendo oferecidas a essa parcela da população no decorrer

da história e também a respeito das concepções de ser hu-

mano, de mundo e da existência desse ser, que engloba es-

sas crianças, essas infâncias.

Ao refletirmos sobre essa perspectiva, faz com que

tenhamos que entender como as crianças vem sendo edu-

cadas, para que possam desenvolver sua autonomia e con-

sigam ter suas ideias e suas expressões respeitadas.

Na obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire é

possível encontrarmos alguns elementos significativos que

possam ser utilizados para pensarmos as infâncias, princi-

palmente as das classes populares, pois ele foi um dos pre-

cursores da educação voltada para as classes ditas popula-

res e grande conhecedor da realidade brasileira.

Freire incitou muitas discussões a respeito da liber-

dade das pessoas e defendeu que a Educação é um direito

de todos os cidadãos, é um processo de humanização, uma

vocação para ser mais. Nos escritos do autor, essa vocação

vem sendo negada através da injustiça, da opressão, da ex-

ploração e da violência dos que oprimem, mas porém se-

gundo Freire (2005, p.32) esse direito vem afirmando-se no

“anseio de liberdade, de justiça, de luta dos oprimidos, pela

recuperação de sua humanidade roubada”. Diante disso,

podemos dizer que, as crianças também não são conside-

radas como seres humanos e acabam vivendo esse período

da vida como seres sem humanidade até que passem a ter

condições de fazer parte da vida adulta.

Portanto, os pressupostos teóricos de Paulo Freire são

muito significativos para pensarmos na condição das crianças

na infância. Isso porque as crianças têm a oportunidade de