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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2303

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

se apresentar como sujeitos em seu processo de desenvolvi-

mento humano e social, podendo também serem utilizados

em outros contextos educativos, principalmente naqueles em

que a exclusão, opressão, miséria, preconceito, subordinação,

e outros, estão presentes e impedem a vocação de ser mais

das pessoas e como fala Freire, a humanização.

Sob essa perspectiva, foi possível concluir que o pen-

samento freiriano é extremamente significativo para alavan-

car mudanças no âmbito da Educação Social, em especial ao

que tange à Educação das Infâncias.

Se faz necessário também citar outros teóricos como

Kramer (2003, p.21) que fala que as crianças, na maioria das

vezes, são consideradas como objetos e não é levado em

conta as diferentes classes sociais que essas crianças estão

inseridas. Segundo a autora tratar as crianças de forma abs-

trata sem levar em consideração as diferentes condições de

vida é ocultar o significado social da infância.

Autores como Kuhlmann Junior (2007), Arroyo (2004),

corroboram ao afirmar que a criança é um ser histórico e

social. Também pode-se salientar que recentes estudos rea-

lizados sobre a infância levaram em conta o conjunto de

experiências vividas pelas crianças em suas realidades histó-

ricas, geográficas e sociais.

Conforme Kuhlmann Junior (2007) considerar as

crianças como sujeitos históricos e sociais é uma forma de

se desprender dos discursos sobre a representação que os

adultos têm das crianças e da infância. E que é necessário

realizar um discurso que leve em consideração as crianças

como concretas e identificadas nas relações sociais em seus

lugares geográficos, culturais, históricos, sociais e políticos,

reconhecendo-as como produto e produtoras da história.

Palavras-chave:

Educação. Criança. Infância.

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel González.

Imagens quebradas:

Trajetórias

e tempos de mestres e alunos. Rio de Janeiro: Vozes,

2004.