Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2297 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2297 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2297

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

Os encontros em cada escola aconteceram quinzenal-

mente, e nestes foram propostas contações de histórias. Por

meio das apresentações de histórias, entendemos estar esti-

mulando o gosto pela leitura, em roda uns com os outros, e

o gostar de estar com gente que imagina, cria, recria; assim

também praticam a leitura de mundo e a leitura da palavra

com criticidade.

Para Girardello “os momentos em que se contam his-

tórias nas salas de aula são como clareiras num bosque, lu-

gares de encontro e de luz” (GIRARDELLO, 2014, p. 9). Sendo

assim, pretendíamos constituir, com as escolas, lugares de

encontros, nos quais o diálogo e a escuta são imprescindí-

veis. Após as contações de histórias eram organizadas algu-

mas atividades pedagógicas, as quais permitiam as crianças

expressar o que sentiam. Estes momentos sempre muito ri-

cos, demonstravam como cada criança compreendia o que

estava sendo exposto, possibilitando pensar como elas en-

xergam o mundo e dizem a sua palavra, pois quando conta-

mos uma história às crianças são nossas expectadoras, mas

com as intervenções pedagógicas elas podem expressar o

que sentiram, tornando-se criadoras de novas histórias.

Sendo assim, vamos propor a contação da história in-

titulada “O gato Xadrez”, de Bia Villela, a intenção é rea-

lizamos essa contação como estamos desenvolvendo nos

espaços onde o Projeto se faz presente, contando de uma

forma lúdica, em que a atenção fique na história, para que as

pessoas sintam-se envolvidas com na mesma, após a con-

tação faremos uma intervenção pedagógica, na qual será

proposta a confecção de uma dobradura. Pretendemos nes-

te momento mostrar e dar sentido ao que o mundo da lei-

tura proporciona. Esperamos que os adultos que farão parte

deste momento possam ressignifcar suas memórias, e assim

compartilhar significados.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Assim como Freire (2012, p. 37) dizia “somos seres no

mundo, com o mundo, e com os outros, por isso seres de