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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

de movimentos indígenas e afrodescendentes na América

Latina. Paulo Freire cita Walsh na apresentação do livro A

importância do Ato de Ler, a partir da 42ª edição.

Rosa Luxemburgo:

nascida na cidade polonesa Za-

mosc, obteu a nacionalidade alemã em 1898, quando mu-

dou-se para a Alemanha. Filósofa e economista, estudou

Ciências Naturais, Matemática, Direito e Economia Política

em Zurique, sendo uma das fundadoras do Partido Social

Democrata (PSD) da Polônia e Lituânia. Defendia o materia-

lismo dialético de Marx e a concepção de história. Liderava,

juntamente com Liebknecht, o grupo Spartacus (que deu

origem ao Partido Comunista Alemão) quando ambos fo-

ram mortos por paramilitares subornados por governantes

socialdemocratas. Freire menciona em Pedagogia do Opri-

mido uma passagem do “Reforma o Revólucion”, obra polí-

tica de Rosa Luxemburgo.

Instituições

Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM):

Fundado pelo Papa Pio XII em 1955, a CELAM é uma institui-

ção ligada a Igreja Católica que presta serviços de contato,

comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências

episcopais que se situam desde o México até o Cabo de

Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas. Freire menciona na

obra Ação Cultural para a Liberdade, que a CELAM defendia

a educação libertadora e as restrições que poderiam resultar

da elite do poder.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PU-

C-SP):

criada em 1946 por Dom Carlos Carmelo de Vascon-

celos Motta, Cardeal da Cúria Metropolitana de São Paulo,

trata-se de uma instituição católica de ensino superior. Surge

a partir da fusão entre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Le-

tras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito. Segundo

o Jornal Folha de S. Paulo (2016), a PUC-SP ocupa a primeira

colocação quanto à qualidade de ensino nas universidades

privadas do Brasil. Mencionada em A importância do Ato de

Ler, A Educação na Cidade e Pedagogia da Solidariedade.