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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mas

(SCOCUGLIA, 1997),

Educação e Política em J-J Rousseau

e Paulo Freire: a questão da desigualdade social

(PITANO,

2004) e

Educação Popular e docência

(STRECK, PITANO, MO-

RETTI, SANTOS, LEMES e PAULO, 2014), entre outras.

Além disso, composição do referencial teórico inclui

artigos científicos, Teses e Dissertações de portais como CA-

PES periódicos e Scielo, que contemplem os objetivos da

pesquisa, assim como os 32 livros de Paulo Freire, em ordem

cronológica de publicação: Educação e atualidade brasileira

(1959); Educação como prática da liberdade (1967); Ação cul-

tural para a liberdade (1970); Pedagogia do oprimido (1970);

Extensão ou comunicação? (1971); Educação e mudança

(1976); Cartas a Guiné-Bissau (1977); A importância do ato

de ler em três artigos que se completam (1982); Sobre edu-

cação (VI) (1982); Sobre educação (VII diálogos) (1984); Essa

escola chamada vida (1985); Por uma pedagogia da pergunta

(1985); Pedagogia: diálogo e conflito (1985); Medo e ousadia:

o cotidiano do professor (1987); Aprendendo com a própria

história (VI) (1987); Que fazer: teoria e prática em educação

popular (1989); Alfabetização: leitura do mundo, leitura da

palavra (1990); O caminho se faz caminhando: conversas so-

bre educação e mudança social (1990); A educação na cidade

(1991); Pedagogia da esperança: um reencontro com a peda-

gogia do oprimido (1992); Política e educação (1993); Profes-

sora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (1993); Cartas a

Cristina (1994); À sombra desta mangueira (1995); Pedagogia

da autonomia (1996); Pedagogia da indignação: Cartas peda-

gógicas e outros escritos (2000); Aprendendo com a própria

história (VII) (2000); Pedagogia dos sonhos possíveis (2001);

A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé

e Príncipe (2003); El grito manso (2003); Pedagogia da tole-

rância (2005); Pedagogia do compromisso: América Latina e

educação popular (2008).

METODOLOGIA

O presente trabalho busca identificar algumas das

presenças e influências, tais como pessoas instituições e