Table of Contents Table of Contents
Previous Page  227 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 227 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

227

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

movimentos presentes na Planilha C, cujos itens foram ex-

traídos das obras de Freire. Destaca-se que devido a esta

planilha ser composta por mais de 300 nomes, não foi pos-

sível abrange-la em sua totalidade neste momento.

Assim, para determinar quais nomes seriam inseridos

neste trabalho, realizou-se uma análise da planilha C, utili-

zando-se como critério de seleção a influência exercida de

determinado nome/influência sobre os escritos freireanos.

A partir disso, foram criadas as categorias de subdivisão:

interlocuções presentes no decorrer da vida do pedagogo

brasileiro; autores e autoras – influências que contribuíram

durante a escritas das obras de Freire; instituições das quais

ele participou e/ou conheceu; movimentos citados ao longo

das obras analisadas; família de Freire; e expoentes religio-

sos citados nos livros, promovendo assim uma análise mais

objetiva e, ao mesmo tempo, abrangente.

Interlocuções

Ana Maria Saul:

Graduada em Pedagogia, possui

mestrado e doutorado em educação pela Pontifícia Uni-

versidade Católica de São Paulo, atuando como professora

titular desta mesma universidade desde 1970. Coordena a

Cátedra Paulo Freire na PUC-SP, a Rede Freireana de pesqui-

sadores e também o Grupo de Pesquisa “O Pensamento de

Paulo Freire na educação brasileira”. Amiga e interlocutora

de Freire, Saul é mencionada na obra A Educação na Cida-

de, pois ao assumir a Secretaria de Educação em São Paulo,

Freire designou a Saul a coordenação da reformulação do

currículo das escolas. Em Pedagogia da Esperança: um Reen-

contro com a Pedagogia do Oprimido, Freire agradece pela

contribuição recebida no projeto de produção do livro.

Antonio Faúndez

: professor chileno graduado em Fi-

losofia pela Universidade de Concepción, possuindo Douto-

rado em História e Sociologia, sendo especialista em socio-

logia da cultura e da educação. Atuou no Conselho Mundial

de Igrejas e no Instituto para o Desenvolvimento e Educa-

ção de Adultos, participando de vários congressos no Brasil,