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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

nasno que se refere à dialogicidade (FREIRE, 1992; 2003). O

estudo também contou com análise das políticas públicas

para a educação infantil (BRASIL, 1996;BRASIL, 2006) que

orientam as práticas pedagógicas para esta etapa de ensino.

No entanto,

a perspectiva teórica que dará apoio está

amparada no pressuposto de que as rodas de conversa e

os diálogos são cruciais para o desenvolvimento integral

2

da criança.

Sendo assim, o estudo acerca da linguagem, das

rodas de conversa e da dialogicidade são imperativos, visto

que, é na infância, mais especificamente, que se estabelecem

as principais etapas do desenvolvimento linguístico.

Para Vigotski (2000), é por meio da interaçãoque as

crianças desenvolvem o pensamento e a linguagem. Neste

processo, a comunicação oral é determinante, em virtude

de que favorece o desenvolvimento da linguagem e, além

disso: a dialogicidade promove a constituição das crianças

enquanto seres humanos críticos e capazes de pensar e mu-

dar o mundo.

Nesta perspectiva, é importante que a escola infantil

assuma a concepção de criança já estabelecida nas políti-

cas públicas para a educação da infância, mas que ainda é

um desafio ao ser representado no cotidiano da escola. Esta

concepção concebe a criança como “[...] criadora, capaz de

estabelecer múltiplas relações, sujeito de direitos, um ser só-

cio-histórico, produtor de cultura e nela inserido” (BRASIL,

2006, p. 08). Cabe compreender a criança como um sujeito

ativo na escola, na família e na comunidade.

Conceber a criança como ser social que ela é, sig-

nifica: considerar que ela tem uma história, que

pertence a uma classe social determinada, que es-

tabelece relações definidas segundo seu contexto

de origem, que apresenta uma linguagem decor-

rente dessas relações sociais e culturais estabeleci-

das, que ocupa um espaço que não é só geográfico

(KRAMER, 1991, p. 79).

2

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a educação infantil tem a

finalidadede promover o desenvolvimento integral da criança de até cinco

anos de idade nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social (BRASIL,

2013).