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EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

princípios em que os métodos corretos de ensino têm seu

fundamento” (ibidem, XXIV. Grifo do autor).

Rui Barbosa (1947, X, II, p. 52) seguia na mesma dire-

ção: “educar a vista, o ouvido, o olfato; habituar os sentidos

a se exercerem naturalmente sem esforço e com eficácia;

ensiná-los a apreenderem os fenômenos que se passam ao

redor de nós, a fixarem na mente a imagem exata das coisas,

a noção precisa dos fatos, eis a primeira missão da escola”.

O papel do professor passa a ser fundamental, desde que

não faça em lugar da criança, mas que a ajude a ajustar a sua

apreensão do que está ocorrendo ao redor.

Na tentativa de êxito com este trabalho exploratório,

recorri ao paradigma indiciário, especialmente onde Carlo

Ginzburg (1989:) propõe um trabalho pensante que se move

no sentido de desvendar aspectos obscuros a respeito de

eventos já concluídos. Ginzburg (1989, p. 169) entende que

tal esforço pode ser traduzido em sentido ampliado como

“a capacidade de fazer profecias retrospectiva

s”

. Trabalhos

que se voltam para um movimento retrospectivo partem da

compreensão de que certos indícios podem fazer emergir

aspectos reveladores do passado, elementos de continui-

dade ou rupturas ainda não considerados em toda sua ex-

tensão, em sua riqueza ou, ainda, elucidar acontecimentos

ainda não completamente explorados, ou astutamente rele-

gados ao esquecimento.

Um alerta importante: não importa se o movimento é

prospectivo ou retrospectivo, para o paradigma indiciário,

a tarefa não se completa na habilidade em captar indícios.

O fundamental é caminhar para uma visão de conjunto do

evento, é buscar meios para identificar traços de uma narra-

tiva complexa, ou como diria Ginzburg, buscar não apenas

os fios, ou os fios que estão esgarçados, mas tentar ver os

fios na composição de um tapete, como um todo. Talvez, a

partir dos sinais ou dos efeitos produzidos, capturados, dar

notícias ou interrogar o conjunto de uma obra, onde entram

os esforços de muitas mãos, a partir daquilo que se elegeu

como foco de atenção e ação.