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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 14 – PAULO FREIRE:

ARTE E CULTURA POPULAR

ato de ler (2006), que me levaram a um manual de ensino

elementar, conhecido no Brasil no fim do século XIX. Teriam

os pais de Paulo Freire e a professora Eunice Vasconcelos al-

gum tipo de aproximação com a proposta do manual de en-

sino elementar Primeiras Lições de coisas, de Norman Allison

Calkins (1886)

3

? Manual traduzido para o português graças

ao empenho e à visão pedagógica de Rui Barbosa. Da minha

parte, esta investigação não tem a pretensão de esgotar o

assunto, mas de fazer aparecer alguns importantes desafios

que motivaram o autor a traduzir e adaptar o Primeiras Li-

ções de Coisas

(1886)

ao contexto brasileiro

.

O Manual de

ensino elementar, com 616 páginas, traduzido e adaptado

ao contexto do país, por Rui Barbosa, buscava trazer para o

espaço escolar as contribuições e perspectivas filosóficas e

pedagógicas do legado de Comenius, de Rousseau e Pesta-

lozzi, entre outros. Calkins (1886, p. XVII) iniciava o prefácio

da primeira edição do manual com as palavras de Comenius:

“não pela descrição oral, mas pela inspeção real dos objetos

há de começar o ensino. Por essa inspeção é que se adquire

o conhecimento certo das coisas. O que efetivamente se vê,

mais depressa se imprime na memória, do que verbalmente

expendido ou enumerado cem vezes”. Um pouco a frente,

Calkins (ibidem, p. XVII) citava Pestalozzi: “a observação é

absolutamente a base de todo o conhecimento. O que antes

de tudo, pois, se deve ter em mira, na educação, é habituar o

menino a observar exata, e depois a exprimir corretamente

o resultado do que observar”. Sobre o manual considerou:

“tive para mim como mais útil, ao mesmo passo que consa-

grava essa obra quase em seu todo aos

métodos de ensino

,

levar o professor por essa sucessão de lições graduadas a

respeito de assuntos com que me ocupei, a compreender os

3

Calkins nasceu em 1822 em Gainsville, estado de Nova York. Educador

desde a mocidade, transferiu-se para Nova York em 1846 onde desenvol-

veu amplo programa de atividades em vista da renovação dos métodos

educativos, inspirando-se nas ideias de Pestalozzi. Em 1882 publicou o Pri-

meiras Lições de Coisas, manual de ensino elementar para uso dos pais e

professores, com o qual acabou ficando mais conhecido, alcançando com

este volumoso manual quarenta edições em quatro anos (LOURENÇO FI-

LHO, 1954, p. 65).