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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

seja considerada para além da simples produção de dados?

Os saberes falados utilizaram-se do “mapa falado” (FARIA

e FERREIRA NETO, 2006), uma ferramenta de diálogo, que

possibilita uma visão espacial do local, obter informações

exploratórias e uma visão geral da realidade. Seu maior ob-

jetivo não é completar o mapa, e sim propiciar o diálogo

entre os participantes.

Os “saberes falados” estão referenciados no contex-

to das metodologias participativas que encontram bases na

Pedagogia do Oprimido de Freire (2005). Na obra freiriana,

podemos entender que a participação ocorre quando o “ho-

mem” aprende a dizer a sua palavra, mas uma palavra signifi-

cada a partir do seu próprio universo cultural e ao DIZER a sua

palavra as pessoas vão assumindo a consciência de testemu-

nha da sua própria história. Assim vai se empoderando para,

na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra.

Se estamos tratando de produzir dados para apoiar a

elaboração de um diagnóstico socioterritorial, logo estamos

falando de pesquisa e uma abordagem na qual podemos

nos apoiar é a pesquisa-ação, para a qual Pinto (2014) su-

gere alguns pressupostos: 1) não é neutra, pois requer dos

que a praticam, um compromisso com as classes dominadas

e exploradas da sociedade em que vive; 2) afirma-se como

uma opção epistemológica e metodológica; 3) não é uma

lógica acabada, um método completo, e menos ainda um

receituário, mas é uma prática social, constituída por ou-

tras práticas com sentido e propósitos políticos; 4) busca a

produção coletiva de conhecimentos para uso coletivo; 5)

é uma prática pedagógica que busca integrar o potencial

de conhecimento científico. 6) reconhece-se também como

uma prática política; 7) enquanto prática científica essa

abordagem pode contribuir para a formulação de teorias,

invenção de novos procedimentos e instrumentos de análi-

se e, sobretudo, para a compreensão daquilo que é relevan-

te para a transformação das realidades.

Prevê-se para o momento da análise, ação posterior

aos “saberes falados”, o apoio de colaboradores externos,