Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2203 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2203 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2203

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

problemas como a miséria, a fome, a falta de saneamento

básico, de emprego, de acesso à educação, a saúde... Como

fica a dignidade? Essa situação fez e faz parte do cotidiano

de considerável parcela da população brasileira.

Consta em Oliveira (2013):

“Somente o Brasil, terceiro maior produtor de ali-

mentos do mundo, atrás apenas dos EUA e da Chi-

na, verá sua safra de grãos aumentar em mais de

20% na próxima década. No entanto, essa ignomí-

nia chamada fome vai derrubando corpos inocen-

tes ao chão também em nosso pedaço de terra. A

situação aqui não é muito diferente da mundial. Em

meio às controvérsias em torno do real número de

famintos (50 milhões para a FGV, 34 milhões para

o IBGE e 14 milhões de pessoas para o governo fe-

deral) a fome oculta (caracterizada pela falta de vi-

taminas e minerais que afeta o crescimento físico e

cognitivo, bem como todo o sistema imunológico)

atinge 40% das crianças brasileiras. No mapa mun-

dial da subnutrição, estamos na 27ª posição, com

9% da população.

Nesse âmbito, destacamos a incongruência da aplica-

ção do dinheiro (leiamos ‘poder do capital’), nessa sociedade

na qual, enquanto alguns detêm muito, para outros, sobra

muito pouco. Preocupam não são somente a distribuição de

renda ou a condição social e, sim, o uso desses ‘poderes’.

Será desigualdade defensável como preço do progresso?

Esse dito ‘avanço’ funciona como uma faca de dois gu-

mes: ora trabalha para auxiliar na recuperação de momentos

de doença e de manutenção da saúde, ora para facilitar a

contração de várias complicações relacionadas à saúde na

modernidade.

Portanto, profissionais, gestores e lideranças comuni-

tárias, tecnologicamente falando, ao entrar em contato com

o usuário, precisam pensar no processo de interseção da

tecnologia com os saberes populares contidos nessas fer-

ramentas, como conhecimentos e saberes, habilidades com

seus desdobramentos materiais e imateriais. É o que citam

Merhy e Feuerwerker (2009, p.35):