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1992

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

são sem a conversação. Dessa forma, o diálogo tem algo

de libertador e contribui para a emancipação do agir in-

tersubjetivo. A educação problematizadora contribui para

a formação de sujeitos críticos, pensantes, pois instiga os

participantes a questionar o mundo, perceber a condição

humana de inacabamento e a buscar novos conhecimentos.

O sujeito crítico é o que provocará as mudanças na socieda-

de, pois ao desenvolver sua criticidade deixa de ser um in-

divíduo alienado e passa a ser um sujeito questionador das

desigualdades e antagonismos da sociedade em que vive, já

que percebe sua condição de oprimido. Assim, Freire (2005)

desenvolve uma pedagogia crítica a fim de contribuir para a

desalienação do homem.

Na medida em que o diálogo ganha espaço na sala

de aula é natural que surjam conflitos de opinião no início,

já que a maioria está acostumada com professores que tra-

balham desenvolvendo um monólogo na sala de aula. Com

isso, os educadores precisam dialogar sobre a importância

das diferenças, da convivência, do (auto) respeito, do (re)

conhecimento do outro, do estranho, reprimindo a agres-

sividade e a violência, para assim tornar a sala de aula um

espaço sensível e harmonioso na partilha de aprendizagens

sociais. O educador precisa mostrar a necessidade do diálo-

go para aprofundar os conhecimentos e as leituras de mun-

do, o que, para Freire (1980), deve ser desenvolvido com

amor. “O diálogo não pode existir sem um profundo amor

pelo mundo e pelos homens. Designar o mundo, que é ato

de criação e recriação, não é possível sem estar impregna-

do de amor. O amor é ao mesmo tempo o fundamento do

diálogo e o próprio diálogo”. (FREIRE, 1980, p. 83). Na es-

cola tradicional, percebe-se que a interação entre estudan-

tes acontece muito pouco, com isso, a comunicação entre

estes durante as aulas é quase nula, já que neste modelo

de educação se prioriza a relação impositiva professor-alu-

no. Com isso, valorizar o diálogo entre todos é buscar uma

maior aproximação da educação com a vida na escola liga-

da à pressuposição do reconhecimento recíproco, para que