Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1983 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1983 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1983

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Vieira Pinto, por sua vez, confirma que são as ações do sujei-

to que imprimem as novas características do objeto, e Freire

fala do processo histórico e da cultura; do trabalho humano,

e por essa ação altera sua realidade e se transforma.

Que esta carta desperte novos diálogos, em Freire,

Vieira Pinto e Rabardel, na perspectiva da natureza do arte-

fato, da passagem deste ao instrumento. Da instrumentali-

zação e da instrumentação.

Vamos dialogar?

Com carinho, Ana Maria.

REFERÊNCIAS

BORGES, Martha Kaschny.

Educação e tecnologias digitais:

uma proposta de inclusão digital destinada a profes-

sores em formação. Disponível em:

<http://www.abed

.

org.br/congresso2004/por/htm/133-TC-D2.htm

>.

Acesso em: abr. 2018.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2005.

_______.

Educação como prática da liberdade

. São Paulo:

Paz e Terra, 1999.

______.

A importância do ato de ler

: em três artigos que se

completam. São Paulo: Cortez, 1986.

FERREIRA, Mario César.

Conflito de interação instrumen-

tal e falência cognitiva no trabalho bancário infor-

matizado

. Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 203-219. 1997.

FREIRE, P.

Política e educação

. São Paulo: Cortez. 1993.

_______.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

RABARDEL, P.

Les hommes et les technologies:

une ap-

proche cognitive des instruments contemporains. Pa-

ris: Armand Colin, 1995.

VIEIRA PINTO. Álvaro.

O conceito de tecnologia

. Rio de Ja-

neiro: Contraponto, 2005.