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1980

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Outras palavras como Asno, Dado, Dragão, Frade, Gra-

vata, Elefante, Foguete, Zebra e Zabumba foram lidas mais

tarde, pois foi necessário estabelecer relação com o objeto,

pois é nesta relação com a realidade, neste sentido de per-

tencimento, nos atos de criação, recriação e decisão, que o

homem dinamiza, domina a realidade e a humaniza. (FREIRE,

1999).

Vieram tantas outras palavras-mundo, daquele co-

tidiano empoeirado, de parcos instrumentos, mas rico de

significados: vieram então cipó, poeira, poço, grama, balde,

água e assim fomos lendo nossa realidade. Já não era mais

natureza, era cultura, e nosso

caminho

começou a se tornar

realmente

suave

.

Conheci, mais tarde, as escritas de Paulo Freire, perce-

bendo-me neste universo de que não era apenas uma silaba-

ção, nem um “trabalho de memorização mecânica dos ba-be-

-bi-bo-bu [...]” (FREIRE, 1986, p. 21). Alfabetização é um movi-

mento do mundo à palavra e da palavra ao mundo. (FREIRE,

1986). Estávamos compreendendo nosso fazer na natureza,

utilizando as ferramentas, no domínio exclusivo do homem,

pelo trabalho, que é a História e a Cultura (FREIRE, 2005). Nes-

se processo de humanização o homem vai se emancipando.

Teríamos conseguido transpor o Tijolo de Freire, a

Mata da professora Ana para o de que dispomos em nosso

tempo? Na trajetória histórica do homem, ele se constrói a

partir de suas necessidades e das ferramentas de que ele já

dispõem, que ele cria e recria, e se nos pensarmos como se-

res já completos, por aquilo de que dispomos num determi-

nado tempo, estaremos, Caros Educadores, negando a his-

toricidade da humanidade. Pela técnica, pela sua forma de

fazer no mundo, o homem dá sentido à sua existência, pois

ele não aperfeiçoa apenas o objeto, mas imprime a marca

de seu conhecimento.

Hoje em um mundo já povoado de outros instrumen-

tos, de tecnologias digitais, ao deparar-me com os concei-

tos de Educação, desenvolvimento, tecnologia, em minha li-

nha de pesquisa 3 (Unisinos), percebi a necessidade em ligar