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1952

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a concepção de Piaget. Essas formas de respeito conduzem

a diferentes formas de moral.

RESULTADOS

Concluímos que as teorias de Freire e Piaget possuem

fortes aproximações no que se refere ao desenvolvimento

moral. O respeito é um eixo central nesse desenvolvimen-

to para ambos os autores. A ação, prática e interiorizada, é

fundamental para que o processo de desenvolvimento mo-

ral ocorra. O respeito mútuo deve ser vivenciado, de fato,

nas relações, para ser reconstruído em nível de consciência.

A consciência crítica, autônoma, só é possível quando pre-

domina o respeito mútuo nas relações e as leis de recipro-

cidade podem fazer parte dos princípios elaborados pelo

próprio sujeito.

Piaget e Freire ressaltam que o respeito mútuo, presen-

te nas relações cooperativas ou dialógicas, é essencial para

que se supere a heteronomia, para que as regras impostas

pelo outro deixem de ser acatadas de forma passiva, sem re-

flexão crítica. Ambos concordam que as relações de coação

interferem negativamente na reorganização da consciência

em favor da reciprocidade e, portanto, da autonomia.

Sobre a tomada de consciência e a conscientização,

partindo da ação, o sujeito caminha, não de maneira má-

gica, mas por progressivas reconstruções, da ação à con-

ceituação, em favor de uma transformação da sua maneira

de pensar e de se posicionar. Vemos isso muito claro nas

teorias de Freire e Piaget sobre moral. A moral não pode ser

transmitida e não é inata; a moral é construída nas relações

sociais entre os sujeitos.

Para Piaget e Freire, existem dois tipos de moral, rela-

cionadas às duas formas de respeito. O respeito unilateral

leva à moral da heteronomia, aquela em que o sujeito acei-

ta as regras do outro sem uma compreensão verdadeira de

seus princípios. Já o respeito mútuo leva à autonomia, em

que há reflexão das regras, analisando se elas são boas para

todos. A autonomia é o ideal moral tanto em Piaget como