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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1875

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tos vitais destas abordagens em suas interrelações, sem,

no entanto, o compromisso de aprofundar na problema-

tização. Mesmo de modo panorâmico ficou evidenciada a

aproximação entre dimensões básicas: dialética existencial,

corporeidade, intencionalidade, totalidade, experiência, ser

mais.

Não há, portanto, resultados alcançados como um

produto deste processo, mas uma entre muitas possibili-

dades que o legado de Freire nos apresenta: os diálogos

entre saberes distintos, a humildade epistemológica, a amo-

rosidade da acolhida e a rigorosidade metódica ancorada

nas existencialidades possíveis. Fazer pesquisa a partir da

Educação Popular exige, entre outras coisas, a abertura ao

sensível que envolve aprender a dialogar com outras/os in-

terlocutoras/es; tecer diálogos coerentes com o desafio de

transcender a lógica monopolizadora, binária e colonial da

ciência eurocêntrica.

Freire, assim como Merleau-Ponty, foram militantes de

sua época que lutaram por uma outra forma de fazer ciên-

cia, educação e desenvolvimento de modo visceralmente

engajado com a vida em situação. Este ensaio dialógico teve

o caráter de compartilhar formas alternativas/ (des) colo-

niais de tecer uma epistemologia comprometida com estas

situações da vida que são invisibilizadas, criminalizadas, re-

legadas a periferia de um mundo que nos nega diariamente

de diversas formas.

Sem protocolos, receitas ou sínteses, nosso diálogo

intencionou compartilhar um olhar de interconexão entre

dois militantes que defendem a polissemia da realidade que

vestimos de sentidos e significados contextualizados em

uma corporeidade que tem endereço. A valorização deste

lugar inédito que é nosso corpo indo em direção ao e com

o mundo é, conforme evidencia as abordagens merleaufrei-

reanas, a essência da radicalidade de uma ciência compro-

metida com as pessoas excluídas do circuito capitalista. Esse

é o compromisso pelo qual milito, faço ciência na educação

e penso estar ajudando a tecer.