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1874

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para a fenomenologia existencial merleaupontyana quanto

para a Educação Popular freireana são horizontes comuns.

Insistimos que esta

relação

nasce de interconexões exis-

tencialmente situadas nas

experiências

e historicamente

localizadas.

Compreendemos suas convergências a partir de sua

dinamicidade, não necessariamente dos consensos. Encon-

tra-se, de forma especial, no

olhar

lançado à indissociabi-

lidade do eu-outro-mundo; do espaço, tempo, da sexuali-

dade (PASSOS, 2011); que reconhece o “ser humano como

inacabado, que não subsistirá sem a relação com todos os

outros seres, que lhe tocam a pele e o coração” (PASSOS,

2014, p. 46).

Nestas “águas” estabelecemos relações

conosco

, com

as

outras

e os

outros

, e com

os mundos

que nos atraves-

sam. As compreensões tecidas a partir das contribuições da

fenomenologia existencial merleaupontyana e da Educação

Popular freireana são importantes, sobretudo, por valori-

zar de

onde estamos falando,

articulando pontos de partida

e chegada para tecer diálogos necessários a compor uma

epistemologia encarnada.

Acreditamos que as reflexões produzidas inserem

elementos

suficientes

e

relevantes

da relação ontológica e

epistemológica entre fenomenologia existencial merleau-

pontyana com a Educação Popular freireana. Estas pers-

pectivas encontram sua radicalidade nas territorialidades

do mundo cotidiano,

imersa/emersa

entre conflitos e con-

tradições. Colocam-nos em situação de tencionar s

entidos/

significados

compartilhados, manipulados e disputados

como estratégia de desenhar

projetos

e outros

mundos

possíveis

.

CONSIDERAÇÕES

Este ensaio dialógico mergulhou por dimensões den-

sas tanto da Educação Popular freireana quanto da feno-

menologia existencial em Merleau-Ponty. Nosso objetivo

foi compartilhar um olhar perspectivo em relação a aspec-