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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Partindo do pressuposto de que a lógica liberal repro-

duz um tipo de educação que interessa ao capital, entende-

mos que é necessário produzir uma lógica que os sujeitos.

Nessa perspectiva, podemos perceber que é possível que a

educação libertadora encontre espaço nas escolas públicas,

fazendo com que esses indivíduos possam ser constituídos

de consciência histórica, critica e política. Assim, a libertação

desses sujeitos não se limite a apenas a emancipação, mas

que o emancipar-se faça parte dos processos de libertação

na completude dos seres humanos.

Para que isto ocorra, é importante que esse tipo de

educação deixe claro a identidade e os objetivos desta prá-

tica, ou seja, não se trata de como ou do que ensinar, mas a

partir de quais princípios e fins esteja alicerçada essa educa-

ção. Diante deste pressuposto Pin e Weyh (2017), asseveram:

A emancipação constitui-se em um processo de

sair, escapar da mão do dominador e a libertação é

saber para onde ir, saber como entrar para a liber-

dade e como viver em liberdade, pensando por si

mesmo, realizando a leitura, a interpretação e, en-

fim, a transformação do mundo. (p.55).

Em outras palavras, a emancipação sem os pres-

supostos das concepções libertadoras, se restringe ao

simples fato de fugir do dominador, e não libertar-se do

opressor. Dessa forma, a prática de libertação abrange

uma dimensão mais ampla e complexa que a emancipação,

a qual deve fazer parte do processo de mudanças, enquan-

to possibilidade de libertação, por isso a importância do

educador não limitar a liberdade do seu aluno, mas pelo

contrário, estimulá-lo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As lutas travadas por Paulo Freire e tantos outros edu-

cadores de nosso país foram essenciais para os avanços

construídos na educação pública brasileira. No entanto, há

muitos desafios a serem vencidos na busca da qualidade da