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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

É preciso mudar a forma com que as instituições po-

líticas tomam decisões que afetam toda uma coletividade

suprimindo os interesses desses em prol de interesses indi-

viduais ou de uma pequena parcela da sociedade.

Como também não basta apenas ter disposto em lei

um direito se os operadores do direito não fizerem nada para

pôr em pratica esse direito, ou tomar medidas corretas para

melhor eficácia de exercício desses direitos, a inercia por par-

te do poder público traz grandes dificuldades para esses gru-

pos efetivarem seus direitos mesmo que já reconhecidos.

A imposição de barreiras para extinguir esses direitos

tem cada vez mais se fortalecido, e como um povo conside-

rado minoria e sem voz dentro dessa grande engrenagem

política vai defender seus direitos quando quem deveria de-

fender quer extinguir. Se torna injusto, pois, é um direito

legitimo que está sendo contestado por puro interesse de

uma parcela da sociedade.

Portanto, o reconhecimento do domínio das terras

ocupadas pelos remanescentes das comunidades de qui-

lombos, não pode ser considerado simples política de re-

forma agraria ou de regularização fundiária, mas sim como

necessidade de reparação de uma dívida histórica fundada

na injustiça contra os negros.

A luta atual desses povos é pelo direito as suas terras,

pela firmação de sua cidadania e pertencimento, é direito a

ter igualdade de direitos e oportunidades, como a própria

Constituição traz em seu artigo 5º, todos são iguais perante

a lei sem distinção de qualquer natureza, o que se busca é

direito de ter direitos como qualquer cidadão pertencente a

uma sociedade que se diz democrática e igualitária.

DA CULTURA DOS POVOS QUILOMBOLAS

A cultura dos povos quilombolas é tão rica quanto sua

história. Suas tradições são passadas de geração para gera-

ção, de forma oral, fazendo com que seus costumes nunca

caiam no esquecimento. O povo quilombola é um povo ape-

gado à terra, por isso as diversas manifestações culturais den-