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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

fundamental, para que os estudantes possam elaborar seus

planejamentos, organizando sua trajetória e estabelecendo

as principais atividades e comportamentos necessários para

o alcance de objetivos e metas.

De acordo com a 32ª CRE, a área de abrangência desta

Coordenadoria contempla onze municípios (Bossoroca, Cai-

baté, Dezesseis de Novembro, Mato Queimado, Pirapó, Porto

Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões,

São Luiz Gonzaga e São Nicolau. Na idade esperada para o

Ensino Médio, entre 15 e 17 anos, 87,38% dos jovens frequen-

tam escolas e 55,14% estão no nível desejado. As taxas de re-

provação e abandono são de 17,5% e 12,7%, respectivamente.

A Rede Estadual responsabiliza-se por 97,5% das matrículas.

A preocupação com o ingresso desses estudantes no

Ensino Superior é significativa e necessária. Isso porque,

como comprovam os dados do relatório

Education at a Glan-

ce

(Um olhar sobre a educação), divulgado pela Organização

para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),

que analisou a situação de 35 países membros da entidade e

de outras dez economias, como Brasil e Argentina, nos anos

de 2014 e 2015. Segundo o referido relatório, mesmo com o

custo elevado, o índice de brasileiros que chegam à univer-

sidade ainda é baixo.

A realização do projeto configura-se, também, como

uma forma de incentivar os alunos a continuarem seus es-

tudos, principalmente no que se refere à inserção no mundo

do trabalho e alcance de melhores condições de vida. Conse-

quentemente, ganha sentido especial a promoção da escola-

rização e do acesso à educação formal, buscando atender às

especificidades destes alunos, valorizando sua cultura e suas

experiências, articulando-as ao mundo do trabalho.

Para Freire (1987, p. 120) o importante

de uma educação libertadora e não ‘bancária’, é

que, em qualquer dos casos, os homens se sintam

sujeitos de seu pensar, discutindo o seu pensar, sua

própria visão de mundo, manifestada implícita ou

explicitamente, nas suas sugestões e nas de seus

companheiros.