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1744

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

estudantes, em especial para os jovens da classe popular,

a possibilidade de sonhar, de romper com as amarras da

opressão e da exclusão social. Nessa perspectiva, percebe-

mos que o suporte aos participantes do projeto relaciona-se

com a vocação ao ser mais, descrita por Freire como proces-

so de vir a ser.

Na

Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a

Pedagogia do Oprimido

(2011, p. 137), Paulo Freire relaciona

‘ser mais’ e ‘humanização’, salientando que o sonho pela hu-

manização, cuja concretização é sempre processo. O

sonho

é

assim uma exigência ou uma condição que se vem fazendo

permanente na história que fazemos e que nos faz e refaz.

A educação voltada ao ‘ser mais’ é aquela que oportuniza a

humanização e permite aos indivíduos a superação das con-

dições que limitam seus avanços em direção às suas possi-

bilidades de realização.

[...] Daí que corresponda à condição dos homens

como seres históricos e à sua historicidade. Daí que

se identifique com eles como seres mais além de si

mesmos – como “projetos” -, como seres que cami-

nham para a frente, que olham para a frente; como

seres a quem o imobilismo ameaça de morte; para

quem o olhar para trás não deve ser uma forma nos-

tálgica de querer voltar, mas um modo de melhor

conhecer o que está sendo, para melhor construir

o futuro. Daí que se identifique com o movimento

permanente em que se acham inscritos os homens,

como seres que se sabem inconclusos; movimento

que é histórico e que tem o seu ponto de partida,

o seu sujeito, o seu objetivo (

Ibidem

, 1987, p. 73).

Ao exercer a docência, cabe ao professor perceber-se

como projeto, como vir a ser, enquanto ser humano e pro-

fissional. Desse modo, o educador movimenta-se em busca

do

ser mais

, qualificando progressivamente sua participação

cidadã no mundo, responsabilizando-se pelos seus desti-

nos, paralelamente à busca do aperfeiçoamento profissio-

nal, pela formação permanente, assegurando o domínio de

conteúdos, de metodologias e projetos pedagógicos, cons-

tantemente repensados a partir da reflexão sobre a prática.