Table of Contents Table of Contents
Previous Page  170 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 170 / 2428 Next Page
Page Background

170

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

educação popular no Rio Grande do Sul. Enfatizamos que

esta efervescência em relação a cultura e educação popular

tiveram início com os movimentos estudantis, estendendo-

-se para a Secretaria de Cultura (SEC) do Estado e Secre-

taria de Educação (SMEC) do Município de Porto Alegre,

além da importante contribuição dos setores progressistas

da Igreja Católica. Aspectos importantes, como conflitos

políticos entre a SEC e SMEC, são identificados nesta traje-

tória. Com a instauração da Ditadura Militar, em 1964, os

círculos de cultura foram fechados e o método de educa-

ção foi denunciado como perigoso e subversivo, seus/suas

educadores/as foram presos e perseguidos. Segundo os

aspectos estudados, não podemos deixar de apontar que,

através dos Círculos de Cultura, as pessoas começavam a

tomar consciência de seu trabalho e do contexto em que

estavam inseridas. Portanto, esses círculos não foram so-

mente um método, mas através dele, desenvolveu-se um

novo sentimento de mundo, uma nova esperança - através

da educação libertadora.

REFERÊNCIAS:

ANDREOLA, Balduíno Antonio. Cultura e educação popular

nos anos sessenta no Rio Grande do Sul.

Educação e

Realidade

, Porto Alegre, p.39-48, jul/dez. 1988.

______.

O Instituto de Cultura Popular no Rio Grande do

Sul

: história, influência e desdobramentos. Porto Ale-

gre: CNPq-INEP-FAPERGRS, 1995.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues.

O que é método Paulo Frei-

re

?

15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FÁVERO, Osmar.

Cultura e educação popular

:

memória dos

anos 60. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

.

19 ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

______.

Pedagogia do oprimido

.

57 ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2014.