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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

agora temos o embasamento teórico que fortalece nossa

prática pedagógica.

Concluímos a graduação em julho de 2017 e desde

então, continuamos a busca pela ampliação dos nossos sa-

beres e entendemos que essa é a tarefa do professor. É

grande a responsabilidade da qual nos encarregamos, que

é a de formar sujeitos críticos, preparados para atuar no

mundo, aptos a buscar sua evolução pessoal e, também,

a coletiva. Concordamos com Freire (2013, p.141), quando

afirma que:

O nosso trabalho é um trabalho realizado com gen-

te, miúda, jovem ou adulta, mas gente em perma-

nente processo de busca. Gente formando-se, mu-

dando, crescendo, reorientando-se, melhorando,

mas, porque gente, capaz de negar os valores, de

distorcer-se, de recuar, de transgredir. Não sendo

superior nem inferior a outra prática profissional, a

minha, que é a prática docente, exige de mim um

alto nível de responsabilidade ética de que a minha

própria capacitação científica faz parte. É que lido

com gente.

A partir desse entendimento, valorizamos as dificulda-

des encontradas no percurso, uma vez que elas nos fortale-

ceram e possibilitaram crescimento. Já traçamos novas me-

tas, novos caminhos, que precisam ser percorridos. É visto

que o conhecimento não só nos transforma, mas é ele que

nos constitui na profissão docente.

Encerramos esta carta, desejando a todos que a espe-

rança, a vontade de mudar e as atitudes positivas se façam

presentes, não só em suas práticas educativas, mas em to-

dos os aspectos do cotidiano.

Até breve!

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia: saberes necessá-

rios à prática educativa

. 44 ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2013.