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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

rais, contribuindo de forma significativa com propostas que

contemplem as exigências sociais, econômicas e culturais

diversificadas e, assim, os professores formados estejam em

sintonizados com as demandas da sociedade atual, numa

perspectiva dialógica, emancipatória e inclusiva.

Ampliar e aprofundar a literatura pedagógica brasilei-

ra, com estudos e pesquisas a respeito da formação de pro-

fessores e especificidades dos cursos de licenciatura, tam-

bém é uma relevante contribuição do estudo à sociedade

como um todo.

REFERÊNCIAS

ANASTASIOU, L. das G. C. (Org); ALVES, L. P..

Processos de

ensinagem na universidade:

pressupostos para as

estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville, SC:

UNIVILLE, 2007.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F.;

O método

nas ciências naturais e sociais:

Pesquisa quantitativa

e qualitativa. São Paulo: Ed.Thomson, 1998.

BRASIL.

Lei nº 11.892 de dezembro de 2008.

Institui a Rede

Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnoló-

gica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e

Tecnologia, e dá outras providências. Presidência da

República. Brasília, 2008.

______.

Decreto Nº 8.752, de 9 de maio de 2016.

Dispõe

sobre a Política Nacional de Formação dos Profissio-

nais da Educação Básica. Presidência da República.

Brasília, 2016.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra,

2001.

________.

Politica e educação.

4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

________.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________.

Educação e mudança.

Rio de Janeiro. Paz e terra,

1983.