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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de arrebatamento e como um gesto de verdade, se-

guram suas crianças no colo, miram-as, agora, bem

perto, escutam as batidas de seus corações, de novo

e de novo e de novo. E como donas de si e dessa fé,

agora mais do que inabalável em suas crianças, en-

charcam-se de pensares, de perguntas, de olhares, de

suspensões, de desaguamentos. Deixam-se transbor-

dar. Suas águas represadas por comportas trancadas,

tensionadas, arrebentam-se, rebentam-se, livram-se.

Embebidas por suas próprias memórias, encharcadas

de suas lembranças, abraçam suas crianças, embalam

suas infâncias. As crianças sorriem, pelo colo, pela

escuta, por terem sido lembradas. E como gratidão,

as crianças, recíprocas, também as lembram, a cada

uma, das promessas feitas em infância, dos devires

plantados, um a um, a começar pelos horizontes de

viver no embalo do brincar heurístico, da poiética, dos

lugares nômades, dos tempos atemporais, do jogo,

da canção, do riso, do artífice ofício, dos dias bem vi-

vidos a vida inteira, do amor vivendo amar (GUEDES

TRINDADE, 2017, p.10)

Neste ano, novamente as educadoras reuniram-se para

refletir sobre suas práticas e assumiram o compromisso em

produzir escritas para compartilhar com os demais partici-

pantes do XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. A

possibilidade em realizar o movimento da reflexão de suas

práticas docentes tem produzido novos conflitos, trazendo, à

tona, suas incertezas e seus questionamentos. No mesmo pro-

cesso, a esperança em construir espaços de educação escolar

e educação social na perspectiva da transformação freireana

fez com que essas educadoras aceitassem o desafio dessa es-

crita, aproximando-se cada vez mais de Paulo Freire, incenti-

vadas pela Poiesis, também espaço (trans) formador, e assim

reconhecerem-se como sujeitos inacabados, em construção

contínua.

REFERÊNCIAS

Blog:

https://alfabetizarmundos.blogspot.com.br/

(acesso

em 14/04/2018), in

Relatos – alfabetizações de mun-

dos

(2017).

FREIRE, Paulo

. Pedagogia da autonomia

: saberes necessá-