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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O povo só conseguirá a sua libertação de um mundo

de desigualdade, opressão e violência se lutar junto com os

outros povos, assim poderá se libertar, refazer a sua história,

mudar o seu destino, a partir do encontro com o outro na

busca da solidariedade e da humanização.

Portanto, para Freire a vida humana só tem sentido a

partir da busca incessante da libertação de tudo aquilo que

nos desumaniza e nos proíbe de ser mais humano, dignos e

livres em nosso ser existencialmente situado. A racionalida-

de dialógica que articula a proposta epistemológica, políti-

ca, antropológica e ética de Freire constituiu-se na busca de

um sentido para a vida humana em sociedade.

Segundo Freire (1987, p. 81), “se não há também diálo-

go, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de

fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser

mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos

homens.”. A natureza da espécie humana, para Freire (1997,

apud ZITKOSKI, 2000, p. 176), está programada a partir de

uma característica essencial de nossa vida, que compreende a

dialogicidade enquanto base para construção de uma cultura

biófila, amorosa, esperançosa, crítica, criativa e solidária.

Freire propõe-se acreditar na educação libertadora,

que é uma educação que luta pela libertação de homens e

mulheres. Uma educação escolar indígena pautada nos con-

ceitos freireanos de tolerância, de ética, de amorosidade e

diálogo onde a esperança tem o poder de transformar os

homens e mulheres. Para estes mudarem o Mundo – utópi-

co de bem viver, diferente do mundo que está coberto de

desigualdades e contradições - tornando-o um lugar mais

solidário e feliz.

O povo só conseguirá a sua libertação de um mundo

de desigualdade, opressão e violência se lutar junto com os

outros povos, assim poderá se libertar, refazer a sua história,

mudar o seu destino, a partir do encontro com o outro na

busca da solidariedade e da humanização.

[...] Y me parece que no se trata de repetir ideas

aprendidas porque lo decisivo para el mundo in-