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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

ção para a libertação dos povos indígenas. Raúl Fornet-Be-

tancourt (apud VAZ E SILVA, 2009) entendia que [...] a filosofia

intercultural, propõe, exatamente, refazer a história da vazão

desde a releitura dos processos e das práticas contextuais

porque entende que são nesses lugares onde se vão crista-

lizando os modos em que o gênero humano aprende a dar

razão de sua situação em um universo concreto, e ao racioci-

nar, com as razões dos outros sobre a humanidade de todos.

Sendo assim, a interculturalidade é como um processo

real da vida, uma tomada de posição ética a favor da convi-

vência com as diferenças e enriquecimento mútuo, processo

de transformação cultural para por as culturas em diálogo.

Pensadores latino-americanos, como Fornet-Betancourt e

Paulo Freire, afirmam que é apenas através do diálogo entre

os povos, as pessoas que há a interação, que há a concreti-

zação da interculturalidade como um caminho de esperan-

ça. O diálogo intercultural vem para dar um novo horizonte

para a educação na América Latina.

Para que se torne possível a emancipação social dos

povos indígenas é preciso uma educação libertadora basea-

da nos princípios de autonomia, liberdade, amorosidade e

diálogo dos diferentes saberes.

Na educação indígena o diálogo intercultural, se dá

na autonomia dos povos indígenas, quando eles são os

atores da educação, da práxis, onde existe o respeito pela

identidade.

Paulo Freire, educador brasileiro, na sua obra “Peda-

gogia do Oprimido” (1987), propõe o diálogo – como essên-

cia da educação como prática da liberdade.

Ele assume uma posição comprometida com a rea-

lização de um humanismo libertador dialógico, criativo e,

acima de tudo, ético, que somente poderá ser construído a

partir de uma síntese integradora da multiplicidade dos po-

vos em suas existencialidades concretas presentes em nosso

mundo. Essa síntese em diferentes culturas, racionalidades,

processos históricos e forma de vida que convivem com um

mundo cada vez mais globalizado e complexo.