Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1193 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1193 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1193

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Local: sala ampla com espaço para organizar a oficina

em círculo e disponibilidade de som.

Palavras-chave

: Auto(trans)formação permanente com

professores. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.

Pesquisa-auto(trans)formação.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Conscientização:

teoria e prática da liberta-

ção: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire /

Paulo Freire; São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______.

Extensão ou Comunicação?

8. ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1983.

______.

Pedagogia do oprimido

, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

______.

Pedagogia da esperança.

Um reencontro com a pe-

dagogia do oprimido. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra.

1992.

______.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à

prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

2011.

GADAMER, H. G

. Hermenêutica em retrospectiva

, Petro-

pólis: Vozes, 2009.

HERMANN, Nadja.

Hermenêutica e educação

. Rio de Ja-

neiro: DP&A, 2002.

JOSSO, M. C.

Experiências de Vida e Formação

. São Paulo:

Cortez, 2004.

_____.

Caminhar para si

. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.