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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

objeto, mas sujeito da história, num processo de busca por

si mesmo.  Dessa forma “[...] quanto mais me torno capaz de

me afirmar como sujeito que pode conhecer, tanto melhor

desempenho minha aptidão para fazê-lo” (FREIRE, 1996, p.

124). Embora a universidade se julgue um espaço demo-

cratizado, ainda sofre para fugir dos padrões coloniais. Os

sujeitos são condicionados a adaptação e ao ajustamento

de pensamentos (FREIRE, 2005). Sendo assim, a pedagogia

freiriana contribui para os processos descoloniais, uma vez

que propõe a emancipação dos sujeitos. E, nesse sentido,

torna-se fundamental assegurar processos descoloniais que

propiciem modos emancipadores de construção do conhe-

cimento, dando conta das nuances entre os diversos discur-

sos oprimidos, buscando o que Freire chama de “unidade na

diversidade” como a “grande Utopia” (FREIRE, 1995).

A partir das nossas experiências como acadêmicos,

percebemos que a universidade é, ainda, resistente frente

às práticas libertadoras propostas por Freire. Reconhecemos

que há movimentos de desconstrução de discursos dentro

da universidade, porém existem poucos espaços que propo-

nham esses debates. Pensar em uma educação que atenda

às necessidades dos oprimidos (muitas vezes excluídos ou

invisibilizados) ainda requer a implementação de novas pro-

postas, estas que, de fato, indiquem uma experiência de li-

bertação. A prática da educação popular nos parece ser uma

boa alternativa neste caso, uma vez que valoriza a realidade

dos sujeitos, além de ser um recurso que visa a produção de

conhecimento significativo e transformação social.

REFERÊNCIAS:  

ASSIS, Wendell Ficher Teixeira. Do colonialismo à coloniali-

dade: expropriação territorial na periferia do capitalis-

mo.

Caderno CRH

, Salvador, v. 27, n. 72, p. 613-627,

2014.

FREIRE, Paulo,

Pedagogia da Autonomia:

Saberes necessá-

rios à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra,

1996.