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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

mento e de conhecimento, com a adoção de procedimentos

da democracia participativa, nas últimas três décadas.

Na América Latina, com a predominância do viés

gramsciano de “ocupar espaços estratégicos” para a mudan-

ça gradual, continuamos a busca por alternativas solidárias,

igualitárias e plurais de convivência que vem sendo concre-

tizado em espaços comuns de diálogo e negociação entre

as organizações sociais, os movimentos sociais, os partidos

políticos e os representantes de governos, para a construção

coletiva de políticas públicas, a exemplo do que aconteceu

na transição democrática formal do Brasil, no final do século

XX e início deste século (MOREIRA, 2013).

Cabe ressaltar que a intensificação extrema das in-

terações mundiais no capitalismo globalizado, nas últimas

décadas, com mutações profundas e aceleradas nos planos

econômico, social, político e cultural, não garantiu somen-

te o fortalecimento do sistema de produção capitalista e a

hegemonia do pensamento neoliberal, com o aumento da

exclusão social e da marginalização de grande parcela da

população. A globalização também produziu reações con-

tra-hegemônicas que têm buscado alternativas ao domí-

nio exclusivo do capital sobre as relações humanas, como

vem sendo divulgadas nas edições do Fórum Social Mundial

(FSM).

Uma das principais conquistas, nessa direção, como

forma de “reinvenção da democracia”, foi à implementação

de novos dispositivos institucionalizados da democracia

participativa, na qual existe a garantia dos cidadãos partici-

parem diretamente das decisões políticas, o que significou

uma revalorização das conquistas confirmadas nos textos

legais e na adoção de práticas sociais identificadas com ele-

mentos de uma cultura política democrática.

RISCOS, PERDAS E CONQUISTAS PARA A EDUCAÇÃO

POPULAR

Nos períodos de 2004 a 2016, como membro da Equipe

do Instituto Ágora e, em 2017, como coordenador do Progra-