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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de EP, em uma convergência entre participação e ação dos

governos municipais e representantes da sociedade civil.

Como assinalou Pontual (2005) sobre o principal objetivo da

formação para a construção de políticas públicas: “criar as

condições para que esta participação ocorra de fato, capa-

citando os diversos atores (da sociedade civil e do Estado)

para o exercício de uma nova prática de gestão pública de-

mocrática” (p. 102).

Nessa convergência, concordo com aqueles que

afirmam que há o risco da EP ser reduzida a um conjunto

de procedimentos metodológicos utilizáveis para a do-

mesticação de pessoas e manipulação de processos polí-

ticos por parte de agentes e técnicos de governos e orga-

nizações que desejam o consentimento passivo aos seus

projetos políticos pessoais e partidários e aos serviços e

produtos comerciais disponíveis no chamado “mercado

educacional”.

Além desse risco, reconheço que houve perdas sen-

síveis para a EP no processo de construção de políticas

educacionais em alguns municípios, tais como: a limitação

da autonomia dos educadores populares frente aos obje-

tivos estabelecidos pelos técnicos locais e governantes, a

redução da duração dos processos formativos populares

devido à exigência de resultados rápidos e mensuráveis

nos procedimentos de trabalho, especialmente para os es-

tudos coletivos, algumas restrições às decisões coletivas

frente aos determinantes legais municipais, a dificuldade e

a restrição da expressão oral dos participantes em função

da presença das consideradas autoridades locais e, prin-

cipalmente, a permanente possibilidade de manipulação,

alteração e abandono das decisões coletivas pelos gover-

nantes no decorrer do mandato de governo ou com a mu-

dança deste.

Mesmo com possíveis riscos e perdas para a EP, os

resultados da sua utilização na construção de políticas edu-

cacionais em administrações de partidos diversos oportu-

nizaram também conquistas para a EP, reforçando a ideia