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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

busca compreender a realidade e enfrenta a realidade e as-

sim interfere na mesma de forma crítica e reflexiva, através

do diálogo, na busca da transformação social.

O vídeo

Andarilho da Utopia

mostra relatos, depoi-

mentos de amigos, familiares, escritores que falam sobre a

vida e a obra de Paulo Freire. Os relatos dão conta de que

Freire foi reconhecido mundialmente pela sua obra, tendo

recebido um prêmio em Washington em que leva o próprio

nome de Freire aos melhores educadores reconhecidos in-

ternacionalmente. Fala, ainda, da participação de Paulo Frei-

re na Secretaria de Educação de São Paulo e da criação do

MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) durante o

governo de Luiza Erundina.

No vídeo

Paulo Freire Contemporâneo

, temos um docu-

mentário a respeito da vida e pensamento do notável educa-

dor brasileiro Paulo Freire. Através de relato histórico e depoi-

mentos temos neste material uma descrição de quem é Paulo

Freire, sua história de vida e sua principal obra:

Pedagogia do

Oprimido

. O documentário mostra o início da vida acadêmi-

ca de Freire e a opção pela Pedagogia e um novo método

de alfabetizar. O vídeo possui contribuições de pensadores

contemporâneos e companheiros como Moacir Gadotti que

é hoje um dos especialistas na obra de Freire, além de mos-

trar o funcionamento do Instituto Paulo Freire.

No vídeo acima o autor de

Pedagogia da libertação

afirma que não gostaria de ser lembrado apenas como cria-

dor de um novo método de alfabetização, mas de ter contri-

buído significativamente para um mundo com mais justiça

social. Os vídeos são muito significativos e devem ser objeto

de divulgação e estudo da pedagogia libertadora de Paulo

Freire.

A conscientização tão propagada por Freire, trata-se

de um compromisso histórico com os povos oprimidos e

nesse contexto encontramos os moradores das periferias

que fazem sua história como sujeitos da ação e que são

oprimidos pelas condições de vida a que são submetidos

na sociedade capitalista. Freire convida-nos à conscientiza-