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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O grupo de estudos, em especial, é extremamente im-

portante para a formação das/os bolsistas, visto que oferece

um aporte teórico, por meio das leituras, diálogos e vivência

grupal, para além de sala de aula. Nele, principalmente com

a leitura das obras de Paulo Freire, ocorrem problematiza-

ções sobre o projeto social e pessoal de cada uma/um que

se baseia no “ser professor/a”. A partir do que é lido, va-

mos nos compreendendo em nossos espaços e assumindo

o compromisso de levar às nossas futuras salas de aula o

ensino-aprendizado que assimilamos, não apenas partindo

do professor tutor, mas de bolsista para bolsista. Em outras

palavras, por meio da horizontalidade proposta, somos pro-

vocadas/os à autonomia e, dessa forma, construímos o co-

nhecimento em conjunto, lado a lado, interdisciplinarmente,

com a mediação do tutor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação é um compromisso político. Partindo

desse pressuposto é importante enfatizar as ações do PET

tanto para com as/os bolsistas tanto como para a comuni-

dade acadêmica. Ao passo que se propõe a ter um grupo

de estudos que dialoga sobre inúmeras temáticas e provo-

ca as/os estudantes - advindos da classe popular - a se (re)

pensarem enquanto pessoas, sujeitos e as/os coloca em

uma posição de desnaturalização da realidade a partir da

teoria e das vivências em grupo, o grupo Práxis coloca em

prática a sua base epistemológica que é a Educação Popu-

lar. Além do mais, compromete-se com a educação, posto

que auxilia na formação de educadoras/es críticos da rea-

lidade que irão se propor a transformar nos espaços onde

estiverem atuando.

O PET - Práxis tem potencial para estar com a comu-

nidade acadêmica a desenvolver atividades voltadas para

Educação Popular e defender a educação pública popular. O

programa não é a única alavanca de transformação, mudan-

ça, mas é uma das possibilidades para contribuir no cresci-

mento de uma EP em espaço institucional, sempre buscan-