Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1002 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1002 / 2428 Next Page
Page Background

1002

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cessos educativos formais e que necessitam dessa ação para

dar continuidade aos estudos. A formação inicial e continua-

da, ao se estabelecer no entrecruzamento dos eixos socie-

dade, cultura, trabalho, educação e cidadania, compromete-

-se com a elevação da escolaridade, sintonizando formação

humana e formação profissional, com vistas à aquisição de

conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos e ético

políticos, propícios ao desenvolvimento integral do sujeito.

Muito além disso, a experiência exigiu uma capaci-

dade sensível de errar e acertar, um movimentar-se com

práticas educativas elucidadas no mundo do trabalho, para

tanto, o docente, com esta experiência, abre possibilidades

para outras (re)leituras, (re)escritas, inserções e outros olha-

res, por ser um trabalho que possibilita tecer outras refle-

xões. Infere-se que há muito a aprender, sobretudo no/com

o cotidiano de espaços informais de formação/qualificação.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Cristina.

A Cidadania no contexto da Lei de

Execução penal: o (des)caminho da Inclusão Social

do apenado no Sistema Prisional do Distrito Fede-

ral

. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília,

2006.

CASTRO, M. de; et alli.

Preso um dia, preso toda a vida: a

condição de estigmatizado do egresso penitenciá-

rio

. Temas IMESC. Soc. Dir. Saúde, v. 1, n. 2, p. 101-107,

1984.

FREIRE, Paulo (2001a).

Pedagogia dos sonhos possíveis

.

Organizado por Ana Maria Araújo Freire. São Paulo:

Unesp.

______.

Pedagogia do Oprimido

. 46

a

. ed. São Paulo. Paz e

Terra, 2005.