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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Popular está inserido dentro de uma instituição que se pro-

jeta como popular, além de, mostrar como podemos con-

tribuir e auxiliar, juntamente com a comunidade acadêmica,

a construir e desenvolver a universidade, nos constituindo

enquanto sujeitos críticos e protagonistas tanto dentro da

academia quanto fora dela.

DESENVOLVIMENTO

Ao nos aventuramos nas linhas seguintes, salientamos

a importância das lutas sociais, por meio dos movimentos e

pastorais sociais, que lutaram pela implantação de uma uni-

versidade pública e de qualidade materializando-a, no

Cam-

pus

Erechim, a UFFS; essa que foi implementada no governo

Lula pelas políticas da Reestruturação e Expansão das Uni-

versidades Federais (REUNI). Nascendo dessas lutas, a UFFS

assume a bandeira de se propor como popular. Nela não há

vestibular, por isso, o processo seletivo ocorre pelo Sistema

de Seleção Unificado (SISU) e pessoas de todo o Brasil po-

dem concorrer às vagas, não apenas as/os candidatos que

moram no Rio Grande do Sul (RS). Além do mais, uma das

características da UFFS é que mais de 90% das/os estudan-

tes são oriundos de escolas públicas e seus

campi

ficam em

cidades interioranas, indo contra a lógica dos grandes cen-

tros urbanos.

Em 2010 é criado o PET - Práxis na UFFS -

Campus

Erechim, agrupando estudantes oriundos das classes popu-

lares, o programa tem grande importância para o reconhe-

cimento dessas pessoas enquanto sujeitos ativos de suas

próprias realidades. Justamente com a proposta de ser um

programa voltado para Educação Popular, insere, a partir de

então, as/os bolsistas nas atividades da universidade, para

que consigam viver com mais qualidade e intensidade a vida

acadêmica. Nas ações desenvolvidas o aporte teórico do

grupo está voltado à área da educação, que é a intersecção

(licenciaturas) que conecta os cursos que compõem nosso

grupo, contudo, a matriz usada no nosso referencial teórico

é a Educação Popular de matriz freireana, fornecendo-nos