Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
reflexão sobre os meios e produtos midiáticos não é reduzida
a uma economia
stricto sensu
. Ou seja, não se analisa um pro-
grama televisivo, um produto jornalístico, etc., como se analisa a
economia de bens materiais.
A linha epistemológica de corte é o conceito de meios
e mídia. A partir daí, referenciado em suas próprias reflexões,
mobilizando conceitos das ciências sociais críticas e analisando
pesquisa de pares, Miège desenvolve suas hipóteses. Ainda em
2016, no Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização
e Processos Sociais, Miège, em suas conferências, retomaria es-
sas formulações, mas avançando sobre as profundas transfor-
mações dos processos midiáticos no contexto das redes digitais.
Estas últimas reflexões serão publicadas em livro em 2017.
O livro está dividido em duas partes.
Na primeira, apresentamos as ideias de Miège ao lado
de outras perspectivas (Antônio Fausto Neto, João Ladeira,
Marcia Clara Bittencourt e Jairo Ferreira) em desenvolvimento
no PPGCC-Unisinos. Buscamos, assim, oferecer oportunidade
para cotejos entre perspectivas diferentes sobre o lugar das tec-
nologias, dos meios, dos processos midiáticos e da midiatização.
Na segunda parte, os participantes desta coletânea
– doutores e doutorandos, vinculados e não vinculados aos
grupos de pesquisa da Linha Midiatização e Processos Sociais
do PPCC-Unisinos e de outras universidades (UnB, UFPel,
UNIPAMPA, UNIFRA) – dialogam com o seminário desenvolvi-
do com Bernard Miège, a partir de casos desenvolvidos em suas
pesquisas empíricas diferenciados.
Com esta coletânea, buscamos registrar e realizar um
dos objetivos centrais deste projeto de cooperação acadêmica
internacional: contribuir para as epistemologias da área da co-
municação com o cruzamento de dois ângulos – técnicas e tec-
nologias de informação e comunicação, de um lado, e processos
midiáticos e midiatização, de outro.
Os capítulos de doutorandos e recém-doutores aqui
apresentados foram escolhidos de um conjunto de artigos sub-
metidos aos organizadores, a partir de alguns critérios: referên-
cias ao Seminário realizado; agonística com questões dos pro-
cessos midiáticos e midiatização; inferências produtivas para as
pesquisas em curso.