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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

volvam debates sociais que visem a representatividade das

camadas populares, promovendo essas práticas como ações

de formação para os educadores que compõem os espaços

educacionais que o GEFEAP atua, como os Pré-Universitários

Populares PAIETS, a Educação de Jovens e Adultos(EJA), bem

como nos espaços do Campo e junto aos povos tradicionais.

Palavras-chave:

Formação; Colaboração; GEFEAP; Educado-

res (as); Popular.

INTRODUÇÃO

Enquanto educadores (as) dos Pré-Universitários Po-

pulares do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos

Técnico e Superior (PAIETS) e membros do Programa de

Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes da Educa-

ção Popular e Saberes Acadêmicos, tornamos público este

trabalho no intuito de exteriorizar as atividades do Grupo de

Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Po-

pular (GEFEAP) o qual colabora de maneira direta na forma-

ção de educadores (as) populares. Desta forma, tendo em

vista as atividades colaborativas do GEFEAP em prol da for-

mação de educadores (as), com visões voltadas às questões

Hermenêuticas (PEREIRA, 2016), de dimensões ontológicas,

epistemológicas e metodológicas. O grupo desenvolve suas

atividades na atuação de determinados espaços como os

cursos Pré-Universitários Populares PAIETS, na Educação de

Jovens e Adultos, em ações de permanência na Universida-

de, bem como nos espaços do Campo e junto aos povos

tradicionais. Além de direcionar seus estudos no alargamen-

to da educação de jovens e adultos e em discussões sobre

a permanência das camadas populares no ensino superior.

Em virtude das ações citadas e embasados nos estu-

dos do grupo GEFEAP, a proposta tem como objetivo elen-

car algumas possibilidades na formação dos educadores-

-pesquisadores, no horizonte mais integral e humanizador.

Posto que o grupo de estudos auxilia no exercício práxico ao

tratar de questões inerentes às lutas socioambientais, con-