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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Cabe-me ressaltar que, em prol da educação que al-

mejamos, alicerçada na participação, autonomia, valoriza-

ção, qualidade e equidade, necessitamos romper com este

paradigma dominante sobre o qual, historicamente, nos

constituímos, e involuntariamente continuamos a reproduzir

em nossas escolas, com nossos alunos e comunidade esco-

lar, assim como nos coloca Gadotti (2003, p. 53):

O novo profissional da educação precisa perguntar-

-se: por que aprender, para quê, contra quê, contra

quem. O processo de aprendizagem não é neutro.

O importante é aprender a pensar, a pensar a reali-

dade e não pensar pensamentos já pensados. Mas

a função do educador não acaba aí: é preciso pro-

nunciar-se sobre essa realidade que deve ser não

apenas pensada, mas transformada.

Em última análise, a gestão democrática compreende

a participação efetiva e a autonomia da comunidade escolar

(pais, alunos, profissionais e comunidade local), no que tange

às deliberações e ações desenvolvidas na escola, de forma a

contribuir para a construção de um futuro melhor, com criti-

cidade, dignidade, justiça social, solidariedade e fraternidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir da reflexão acerca da gestão democrática,

através do estudo dos materiais bibliográficos, assim como,

a partir das análises da minha experiência, pude identificar

que a gestão democrática da educação básica é concebida

por meio de avanços e retrocessos. Tais avanços, ao longo

da história da educação brasileira, se deram por meio da

luta coletiva, numa perspectiva de Educação Popular.

No âmbito legislativo, a gestão democrática com-

preende o compromisso do poder público com a educação,

assim como, está alicerçada na autonomia dos entes fede-

rados no que tange às deliberações de seus respectivos sis-

temas de ensino.

Em relação à escola, a mesma está relacionada à par-

ticipação da comunidade escolar (pais, alunos e profissio-