Table of Contents Table of Contents
Previous Page  959 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 959 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

959

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

letiva nas ações e decisões do ambiente escolar, bem como,

na construção acerca do significado social da escola e sua

relação com a sociedade.

Em última análise, a gestão democrática, no âmbito

educacional, é concebida como a participação de todos os

agentes educativos, no que tange ao comprometimento

com a educação. É refletindo em comunhão, sobre o com-

promisso ético, filosófico e social da escola em prol da socie-

dade que almejamos, que vamos nos constituindo enquanto

cidadãos críticos, solidários, autônomos e responsáveis com

o pleno exercício de nossa cidadania

A EDUCAÇÃO BÁSICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO

ENSINO MÉDIO

A partir da instituição da LDB 9.394/96, a educação

básica passou a ser organizada em modalidades e etapas,

correspondentes desde a Educação Infantil até o Ensino

Médio. Contudo, neste trabalho, sem ter a pretensão de

desmerecer esta última etapa, aqui, abordarei a Educação

Infantil e o Ensino Fundamental (anos inicias), etapas estas,

nas quais, realizei meus estágios obrigatórios do Curso de

Licenciatura em Pedagogia.

[...] a educação básica é aqui entendida como aque-

la que venha a possibilitar a leitura, a escrita e a

compreensão da língua nacional, o domínio dos

símbolos e operações matemáticas básicas, bem

como, o domínio dos códigos sociais e outras in-

formações indispensáveis ao posicionamento críti-

co do indivíduo face à realidade. A educação básica

extrapola os limites da ação meramente escolar e

passa a compreender ações educativas para outros

segmentos da população brasileira que não tive-

ram acesso à escolarização[...]. Nesse sentido, com-

preenderá também o atendimento a toda popula-

ção jovem ou adulta não escolarizada pelo ensino

regular. (BRASIL/MEC, 1985, p. 4)

Nesse viés, de acordo com a citação acima, a educa-

ção básica, em suas etapas (Educação Infantil, Ensino Fun-