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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

lógico que visa o rompimento da naturalização das relações

capitalistas. O Fluxograma com interconexões entre concei-

tos e processos do pensamento freireano coaduna com o

entendimento do que seja a sustentabilidade social:

Fig. 02 - Saito, Figueiredo e Vargas (2014:73)

A seguinte passagem da obra explica o que acima

expomos:

Disso decorre que o ponto de partida é a relação

ser humano–mundo contextualizado historicamen-

te e datado. E o que se investiga não é o ser hu-

mano como objeto de pesquisa, e sim as relações

deste com seu pensamento, linguagem, sentimen-

tos, espiritualidade, coletividade e práticas sociais.

Assim reconhecemos nossa atenção para as rela-

ções HUMANO-MUNDO e HUMANO-HUMANO,

implícito na primeira (FIGUEIREDO, 2007-2012) e

apontando conexões entre a investigação temática,

o tema gerador e os atos limites (SAITO, FIGUEIRE-

DO E VARGAS, 2014:74).

Ou seja fazemos opções pessoais e profissionais na

luta em defesa dos incluídos e ainda excluídos! Somos Pre-

tos, pertencentes a comunidades pobres, filhos da escola