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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

no que chamamos de ativismos ambientalistas baseado em

meras reproduções, relacionando-a diretamente com traba-

lhos emergenciais, ligados a datas comemorativas isoladas

e desconectadas como aproveitamento de garrafas pet em

hortas verticais quando não se explora o papel das hortas

urbanas e escolares na alimentação humana, especialmente

nas populações de baixa renda, por exemplo. Isso tem leva-

do ao mascaramento de uma realidade científica ligada ao

desenvolvimento sustentável do ponto de vista social. Por

isso consideramos nossa tarefa problematizar o tema por

meio da sustentabilidade social.

OBJETIVOS

Problematizar fundamentos e práticas da sustentabi-

lidade social a partir dos acontecimentos globais sejam eles

consequências de desastres naturais ou de ações produzi-

das pela humanidade;

Discutir elementos teóricos relacionados a ênfase do

evocativo educação popular no campo da educação am-

biental, em defesa da educação ambiental popular contra o

sistema capitalista necrófilo, tirano e assentado na explora-

ção desenfreada da dignidade humana e não humana justi-

ficada pelo capital econômico.

REFERENCIAL TEÓRICO

As discussões sobre a temática ambiental ganham

proporção no cenário mundial e podemos considerar que

nas últimas três ou quatro décadas, a EA tem potencializado

a organização de diversos grupos sociais, além de possibili-

tar a resolução de uma série de problemas, locais e globais.

E por isso deve ser concebida como “a educação como prá-

xis e processo dialógico, crítico, problematizador e transfor-

mador das condições objetivas e subjetivas que constituem

a realidade” (LOUREIRO, p. 21, 2007).

Neste sentido a Educação Ambiental (EA) admite uma

pedagogia de múltiplas referências por ser uma área multi-