Table of Contents Table of Contents
Previous Page  853 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 853 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

853

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ANÁLISE E DISCUSSÃO: ALGUNS RESULTADOS NA

CAMINHADA

O projeto tem seis anos de execução dentro do

campus São Borja e sempre obteve boas médias de apro-

vação no processo seletivo, tendo em vista que o objetivo

estabelecido pela coordenação é de que mais de 50% dos

participantes possam ser aprovados. Nesse contexto, para

termos uma ideia do alcance do projeto, no ano de 2017

foram aprovados 68% dos alunos, contando a primeira e

a segunda chamada para ambos os cursos, Técnico em

Eventos e Técnico em Informática. Outro resultado impor-

tante a ser mensurado é o envolvimento de ex-alunos do

CPPS nos projetos do campus, pois passam a conhecer

todas as possibilidades que a instituição proporciona,

mas especialmente pelo empenho em se tornarem mo-

nitores para auxiliar na execução do projeto. Existe ainda

um diálogo importante dos dois cursos de licenciatura

em Matemática e Física, sendo que os acadêmicos desses

cursos também ministram aulas como monitores, orien-

tam nossos alunos do ensino médio e estimulam que os

monitores possam ingressar nas licenciaturas como forma

de verticalização do ensino.

Desde o ano de 2012, quando o projeto criou o

curso, até a edição de 2017, tivemos aproximadamente

365 candidatos atendidos e, destes, mais de duzentos in-

gressaram como alunos no Instituto Federal Farroupilha

– campus São Borja com o auxílio das aulas ministradas

pelos monitores, ou seja, por outros alunos. Nesses cinco

anos, foram mais de cem alunos envolvidos na execução

do projeto, sejam como monitores ou colaboradores na

organização.

O gráfico abaixo demonstra a efetividade do projeto,

desdobrado em quantitativo, ano a ano, o número de can-

didatos que fizeram o curso e o número e a porcentagem

de aprovados: